domingo, novembro 23, 2008

Verão de S. Martinho

Aqui pelo nosso Algarve, o S. Martinho tem sido generouso. O Verão já vai longo, com lindos dias e sol magnifico, e com ele aparecem as nossas amigas abelhas a visitarem as flores que despontam nesta época no meu jardim. Não resisti a fotografá-las.

segunda-feira, novembro 17, 2008

OS MEUS CHAPÉUS NA LOJA

Estes meus chapéus já podem ser encontrados ao vivo, para venda ou só para apreciar, na loja MALANDRA que fica situada na rua Infante de Sagres, nº11 na cidade de Lagos. Passem por lá e apreciem, não só os meus chapéus, mas também as lindas e originais peças de vestuário e acessórios que a Lena tem para venda.
Posted by Picasa

sexta-feira, novembro 14, 2008

FIGOS E FUXICOS

Vejam só o que me aconteceu: Hoje decidi fazer umas estrelas de figo como a minha avó me ensinou. Estava eu a ajeitar os figos quando tive uma revelação - Os figos secos foram a inspiração para as nossas antepassadas algarvias inventarem os fuxicos. Só pode ser . Reparem nesta foto se não tenho razão.
Já agora aproveito para vos ensinar a fazer as tradicionais estrelas de figo algarvias. É só clicar.

sexta-feira, novembro 07, 2008

OS MEUS FUXICOS

No entusiasmo do workshop de Fuxicos, fui por aí fora, e vejam só que bela obra me saíu: Uma linda gargantilha que por acaso até me fica muito bem....
Isto é puro prazer de criar e de fazer.

WORKSHOP DE FUXICOS


É notável o crescente interesse pelas artes dos tecidos. Desta vez fui convidada para dar um workshop de "fuxicos de pano" na Escola Padre Cabanita em Loulé. Foi um grupo de professoras super interessadas que me acolheu com muita simpatia e grande curiosodade em aprender mais esta fácil e versátil técnica.
No final ficou combinado mais um workshop, desta vez de técnicas de feltro molhado, usando o tema do Natal.
A todas, o meu obrigada, muito particularmente à Maria João e à Ana Paula pelas belas fotos.

Nota: Os fuxicos, tal como a trapologia (patchwork), são uma arte antiga de aproveitamento de tecidos, levada da Europa para o resto do mundo. No caso do Algarve, pode apreciar-se um painel de Fuxicos no Museu Etnográfico Regional de Faro, bem elucidativo das tradições da região. Segundo as minhas pesquisas, esta arte era chamada de "rosinhas de pano". É claro que os nossos irmãos brasileiros pegaram nela, e como fazem com tudo, recriaram,deram novos usos e voltaram a batiza-la, como não podia deixar de ser, com uma palavra bem engraçada: FUXICO. Para nós portugueses, a princípio não é fácil fixar a palavra porque não a conhecemos, daí fui à procura do seu significado no site brasileiro do "iDicionário Aulete" e eis o que encontrei: mexerico, intriga, fofoca - roseta feita com pequenos pedaços de pano - (pop) Namoro escandaloso.

Não me parece nada mal.

Posted by Picasa

domingo, novembro 02, 2008

Musicas


Apresento o "melhor e mais bonito guitarrista do Algarve": Ivo Perpétuo.
Só podia ser meu filho!
Foto tirada no dia 25 de Outubro de 2008 no auditório Minicipal de Lagoa.