segunda-feira, novembro 29, 2010

sexta-feira, novembro 19, 2010

COSTURANDO

CAPULANA - nome dado em Moçambique a um corte de pano, geralmente de algodão estampado com desenhos muito caracteristicos. As mulheres usam-na simplesmente enrolada à cintura com uma ponta entalada a segurar, sem preocupações.
Pela beleza e riqueza de padrões, desde sempre que os apreciadores destes panos os têm aproveitado para lhes dar uma grande variedade de usos: cortinas, toalhas de mesa, colchas, etc. Nos idos anos 70 os jovens adoptaram as capulanas para fazer mágnificas túnicas, que ainda hoje se usam. Nos ultimos tempos tem resurgido o gosto por estes panos utilizando-os em vestuário e acessórios de moda.
Aqui vai o meu contributo. Fiz esta saia, respeitando a forma tradicional de a usar mas dando um ar mais arrumado e até funcional: sem cortar cosi duas pinças de lado ajustando na cintura; fiz um cintinho fino cortado em dois que cosi nas extremidades da volta da cintura, uma delas com um nó que vai drapear a parte da frente. É só atar o cintinho e ficamos com uma elegante saia comprida cruzada.
Espero que gostem e aproveitem a ideia.