domingo, agosto 19, 2007

FATACIL 2007



Eu sei que as feiras de artesanato não costumam trazer grandes novidades. Ouvimos frequentemente dizer: é sempre a mesma coisa.....
Na verdade o público tem razão. De quem será a culpa? Das organizações das feiras? dos artesãos? da crise? dos chineses? dos centros comerciais? do público? do Governo?
Parece-me que esta questão agora não interessa para nada. Temos as feiras que temos e quem deve tratar de mudar as coisas são os artistas principais e os principais interessados:os ARTESÃOS. De nada serve lamuriarmo-nos se não fizermos nada para mudar. Temos as nossas armas que são o nosso saber e a nossa criatividade. Agora só nos falta criar coragem, aprender mais coisas, adquirir novas valências.
É um risco mas vale a pena.
Nas fotos acima pode ver-se uma pequena tentativa da minha parte. Este ano mudei modestamente a filosofia do meu stand e a reacção dos colegas e do público tem sido muito agradável. Talvez sirva de inspiração para alguns colegas que acham que a decoração dos stands não tem qualquer importância.

segunda-feira, agosto 13, 2007

ARANHA MESTRA

Esta vai ser a imagem de marca do meu stand na FATACIL deste ano.
A ideia é usar um bichinho simpático que gosta de tecer, tal como eu, para provocar um certo choque no público.
Pessoalmente acho que este chapéu ficou um espanto. Já estou preparada para fazer outro parecido para o caso de este ser vendido nos primeiros dias da Feira.
Entretanto sujiro que visitem o meu sítio aqui ao lado no FLIcKR onde poderão ver a colecção completa de chapéus que vou apresentar na FATACIL. Podem tambem apreciar os outros albuns onde mostro algumas das minhas tecelagens, tapeçarias, os workshops e até os meus passeios. Desde já, obrigada pela visita.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Para Variar

Mês de Agosto.
Para os Portugueses que não vivem no Algarve este mês apresenta-se como uma das poucas oportunidades de apanharem muito sol, muito calor, muitos banhos de mar mais ou menos quentinho, e muita farra à noite.
Para nós, Algarvios, que vivemos em parte esperando que todos esses portugueses cheguem para com eles fazermos os negócios que nos ajudarão a viver o resto do ano, o mês de Agosto é visto com outros olhos: mesmo com este terrivel calor e um sol de não se poder sair à rua, só pensamos em trabalho e tudo o que ainda nos falta fazer. Praia?- que horror, está cheia de gente! Campo? -Deus me livre que está cá uma brasa! Noitadas? -Tá-se melhor descansando estendido no sofá! Estas são as desculpas dos Algarvios que têm que trabalhar para os turistas em Agosto.
O meu caso não é diferente: No resto do Ano tento trabalhar com regularidade, ora na Formação profissional e aulas particulares, ora produzindo as minhas criações para as apresentar em feiras e exposições. Quando chega o Agosto param as aulas mas as feiras são mais que muitas e por minha vontade ia a (quase) todas. Quando temos um artigo que interessa ao publico o nosso stok nunca é suficiente em Agosto. Ora este ano a coisa complica-se porque o meu stok está muito limitado. Só me inscrevi na FATACIL mas mesmo assim se as minhas clientes engraçarem com os chapéus que lhes preparei fico com o stand vazio em 3 dias(pelas minhas contas). Eu tento fazer muita coisa mas só consigo entrar em stress. O melhor remédio é não pensar muito no assunto e fazer o melhor que se pode; afinal vou ter que aguentar 10 dias de feira num corredor escaldante com um horário impensável; conversar com 200 pessoas por dia, ouvir "lindas musicas" e anuncios radiofónicos em fundo. Mas não faz mal. Gosto de algumas feiras não só para vender os meus produtos, mas também para ter o prazer de sentir o apreço das pessoas que me conhecem (ou ficam a conhecer) e acarinham o meu trabalho ao longo de todo este tempo.
Tudo isto para vos dizer: Se vierem passar o Agosto ao Algarve vão visitar-me na FATACIL porque eu estou à vossa espera para falarmos do que nos apetecer.
Até lá.............................................