domingo, abril 15, 2007

MANTAS DE TRAPO


Porque não revisitar a tradição? Com um pouco de imaginação podemos recriar as velhas mantas de trapo cuja origem se perde nos tempos e na geografia. São tão bonitas que faz pena colocá-las no chão.
Nestas não usei restos de trapos mas sim panos novos, que cortei em tiras com ajuda da Rita e da Vi (é obra!) e uma teia de algodão tinjido. Depois das côres e dos padrões combinados é só preparar o tear, premir as premedeiras, lançar as lançadeiras e "bater pano".
Depois de ter uma boa variedade de padrões, chega a vez da costura para serem transformadas em originais malas e sacos. Mostrarei o resultado numa próxima postagem
Posted by Picasa

2 comentários:

ana ventura disse...

Olá. Moro em Lisboa e gostaria de saber onde posso comprar mantas de trapos antigas ou novas. Será que me podes ajudar? Obrigada

atma atom disse...

Muito interessante!
Uma tentação!

Lembro-me que uma das tarefas da minha avó Lucinda era coleccionar todos os restinhos de trapo da roupa que se deixava de usar em casa das tias, suas filhas.

Ela rasgava tudo em tirinhas que depois se coziam umas às outras para fazer um rolo gigante... daqui, iam para a tecedeira, que fazia as mantas. E era engraçado reconhecer depois nos tapetes do chão aquela peça de roupa tão bonita que um dia tinha feito o nosso encanto... uma tradição que bem poderíamos manter... haja tecedeira !!!

Não me importava de alinhar num 'negócio' destes :)

Parabéns pelo seu trabalho e pelos seus blogs.