sexta-feira, novembro 07, 2008

WORKSHOP DE FUXICOS


É notável o crescente interesse pelas artes dos tecidos. Desta vez fui convidada para dar um workshop de "fuxicos de pano" na Escola Padre Cabanita em Loulé. Foi um grupo de professoras super interessadas que me acolheu com muita simpatia e grande curiosodade em aprender mais esta fácil e versátil técnica.
No final ficou combinado mais um workshop, desta vez de técnicas de feltro molhado, usando o tema do Natal.
A todas, o meu obrigada, muito particularmente à Maria João e à Ana Paula pelas belas fotos.

Nota: Os fuxicos, tal como a trapologia (patchwork), são uma arte antiga de aproveitamento de tecidos, levada da Europa para o resto do mundo. No caso do Algarve, pode apreciar-se um painel de Fuxicos no Museu Etnográfico Regional de Faro, bem elucidativo das tradições da região. Segundo as minhas pesquisas, esta arte era chamada de "rosinhas de pano". É claro que os nossos irmãos brasileiros pegaram nela, e como fazem com tudo, recriaram,deram novos usos e voltaram a batiza-la, como não podia deixar de ser, com uma palavra bem engraçada: FUXICO. Para nós portugueses, a princípio não é fácil fixar a palavra porque não a conhecemos, daí fui à procura do seu significado no site brasileiro do "iDicionário Aulete" e eis o que encontrei: mexerico, intriga, fofoca - roseta feita com pequenos pedaços de pano - (pop) Namoro escandaloso.

Não me parece nada mal.

Posted by Picasa

Sem comentários: