sábado, setembro 29, 2007

Curso de Tecelagem


Deixem-me dizer-lhes como estou contente; Finalmente consegui juntar um grupo super-interessado e sem medo de trabalhar. Estou a falar do Curso de Iniciação à Tecelagem que vai começar no próximo sábado.
A razão de toda esta minha satisfação é que de todas as actividades que desenvolvo, a Tecelagem é a minha grande paixão e foi por ela que eu me envolvi sériamente no artesanato. Embora envolvendo uma tecnologia sofisticada, a origem da arte de tecer perde-se no tempo e na geografia. Faz parte da história de todos os povos do mundo e as suas técnicas base são comuns em toda a parte. Os seus padrões e materiais foram trocados entre continentes, de tal forma que muitas vezes se torna difícil dizer que este ou aquele padrão é tradicional daqui ou dali. A tecelagem tradicional Portuguesa tem influências do Norte da Europa, do norte de Africa, da Ásia e das Américas. Por outro lado, a nossa tecelagem também influênciou todos os povos por onde os Portugueses fizeram escala na era da globalização dos descobrimentos.
Ao criar os nossos padrões com os materiais e as cores que escolhemos, e ao fazer crescer mais ou menos lentamente o trabalho por nós imaginado, estamos a mexer com o nosso raciocinio, as nossas raizes os nossos sentidos e a nossa imaginação.
Querem trabalho melhor que este?

Sem comentários: