Este Dezembro decidi tirar umas pequenas férias das actividades da formação. Calhou assim e calhou bem. Fiz duas pequenas feiras para fazer a rodagem, dediquei-me às prendinhas nas vésperas de Natal, e agora, descontraída e recuperada do golpe de faca no dedo, já me posso entregar aos devaneios da criatividade.
sexta-feira, dezembro 28, 2007
UM TEMPINHO PARA MIM
Este Dezembro decidi tirar umas pequenas férias das actividades da formação. Calhou assim e calhou bem. Fiz duas pequenas feiras para fazer a rodagem, dediquei-me às prendinhas nas vésperas de Natal, e agora, descontraída e recuperada do golpe de faca no dedo, já me posso entregar aos devaneios da criatividade.
sexta-feira, dezembro 21, 2007
Prendas de Natal

Por hoje contento-me em fazer umas prendinhas de Natal: aqui vos mostro uns sapatitos que vão direitinhos para o Diogo. É o membro mais novo da família e tenho a certeza que ele vai gostar.
sábado, dezembro 15, 2007
NASCE UMA FOTÓGRAFA

Mas o que vos mostro é outo assunto. Esta foto foi tirada e feita por mim. No meio de tanta tecnologia e facilidade dá um gozo redobrado fazer e trabalhar artesanalmente uma imagem. Foi no curso de Iniciação à fotografia da Escola de Artes de Lagoa onde aprendi quase tudo o que preciso para me tornar uma artista da fotografia. Agora só preciso de fazer muitas e voltar a fazer e insistir até sairem obras primas. Lá chegaremos.......
domingo, dezembro 09, 2007
NATAL EM LAGOA
domingo, dezembro 02, 2007
Exposições
sexta-feira, novembro 30, 2007
sexta-feira, novembro 23, 2007
PRODUZINDO.......

Aqui vai a sujestão: CHAPÉU DE FELTRO VERMELHO ADORNADO A PRETO acompanhado de ENCHARPE PRETA E VERMELHA confeccionada com um misto de fibras e texturas (lã, viscose, poliamida, acrílico, algodão, etc.). Estes e outros artigos podem ser encontrados na FEIRA de Natal da Associação NETWORK no Hotel GARB de Armação de Pera no dia 1 de DEZEMBRO. Ah, é verdade, eu também lá estou.
segunda-feira, novembro 19, 2007
Pensando em Presépios

Estou a preparar a minha participação na Mostra de Presépios de Lagoa deste ano. Como quero fazer algo de diferente, nada melhor que ir à NET e viajar os olhos pelo trabalho inspirador doutros artistas. A imagem que vos apresento é duns colegas artesãos ceramistas do Alentejo, mais própriamente de Evora, que dão pelo nome de "OFICINA DA TERRA". Como podem ver, o trabalho deles para além de muito invulgar e bonito é uma verdadeira ternura.......Cliquem no nome e façam-lhes uma visitinha. Eles merecem.
domingo, novembro 11, 2007
TECELAGENS
terça-feira, novembro 06, 2007
MUSEU DO TRAJO
Um dia destes fui visitar o Museu Nacional do Trajo em Lisboa. Aconselho todos os que se interessam por estas coisas dos texteis a fazer o mesmo. Encontra-se num lindo edifício, tem uma belissima colecção e tem uma oficina de tecelagem que merece ser vista (também dão lá cursos).
Aqui vos deixo um vestido que gostaria de vestir. Quem sabe faria uma viagem no tempo.........
terça-feira, outubro 30, 2007
domingo, outubro 21, 2007
FERRAGUDO
quarta-feira, outubro 17, 2007
sexta-feira, outubro 12, 2007
Curso de Tecelagem
É já amanhã, dia 13 que começa o curso de tecelagem artesanal em tear de 4 quadros. Está completo com as 6 alunas inscritas mas como já estão a aparecer mais pessoas interessadas, para o próximo ano iremos fazer outro.
quarta-feira, outubro 03, 2007
LÂZINHA

Aviso a quem estiver interessado: Chegaram hoje as lãs para fazer feltro que eu encomendei. Vou tentar enviar amanhã os e-mails com as fotos das côres para quem sei que está á espera. Se mais alguém quiser é só dizer.
sábado, setembro 29, 2007
Curso de Tecelagem

Deixem-me dizer-lhes como estou contente; Finalmente consegui juntar um grupo super-interessado e sem medo de trabalhar. Estou a falar do Curso de Iniciação à Tecelagem que vai começar no próximo sábado.
A razão de toda esta minha satisfação é que de todas as actividades que desenvolvo, a Tecelagem é a minha grande paixão e foi por ela que eu me envolvi sériamente no artesanato. Embora envolvendo uma tecnologia sofisticada, a origem da arte de tecer perde-se no tempo e na geografia. Faz parte da história de todos os povos do mundo e as suas técnicas base são comuns em toda a parte. Os seus padrões e materiais foram trocados entre continentes, de tal forma que muitas vezes se torna difícil dizer que este ou aquele padrão é tradicional daqui ou dali. A tecelagem tradicional Portuguesa tem influências do Norte da Europa, do norte de Africa, da Ásia e das Américas. Por outro lado, a nossa tecelagem também influênciou todos os povos por onde os Portugueses fizeram escala na era da globalização dos descobrimentos.
Ao criar os nossos padrões com os materiais e as cores que escolhemos, e ao fazer crescer mais ou menos lentamente o trabalho por nós imaginado, estamos a mexer com o nosso raciocinio, as nossas raizes os nossos sentidos e a nossa imaginação.
Querem trabalho melhor que este?
domingo, setembro 23, 2007
Férias no Norte

Nada melhor para retemperar o trabalho do verão que passar umas férias bem longe. E para onde vão as pessoas do Sul? Para o Norte, evidentemente! Desta vez fui conhecer o Porto e os seus cantinhos mais pitorescos e turisticos (com direito a guia e tudo). Não resisto a vos mostrar esta foto tão fôfa que tirei.
Agora que estou de volta, estou pronta para a luta: vem aí o Outubro e o Atelier de Artes Texteis na escola de Artes de Lagoa vai recomeçar as suas actividades, desta vez às segundas-feiras à tarde.
Vamos ter também um curso de Iniciação à Tecelagem em tear de 4 qudros, com a duração de 36 horas que vai funcionar aos sábados à tarde das 4.30h às 7.30h com início no dia 6 de Outubro.
Como se não bastasse, estou a pensar organizar um encontro convívio das discípulas do feltro lá para o fim de Novembro; vamos ver se tenho forças...
domingo, setembro 09, 2007
MAIS UM CURSO DE FELTRO
Nota-se um intresse crescente das pessoas nestas artes mágicas. Foi enquanto estive na FATACIL que reuni um grupo de entusiastas e decidi fazer mais um curso de 12horas de técnicas de feltro. Muito orgulhosamente vos apresento alguns trabalhos bem criativos destas novas artistas. Em 2 dias ficaram a saber tudo o que precisam para voarem bem alto. Obrigada pelo vosso interesse e dêem noticias dos vossos voos.
quarta-feira, setembro 05, 2007
A VERDADEIRA ARTISTA

segunda-feira, agosto 27, 2007
domingo, agosto 19, 2007
FATACIL 2007


Eu sei que as feiras de artesanato não costumam trazer grandes novidades. Ouvimos frequentemente dizer: é sempre a mesma coisa.....
Na verdade o público tem razão. De quem será a culpa? Das organizações das feiras? dos artesãos? da crise? dos chineses? dos centros comerciais? do público? do Governo?
Parece-me que esta questão agora não interessa para nada. Temos as feiras que temos e quem deve tratar de mudar as coisas são os artistas principais e os principais interessados:os ARTESÃOS. De nada serve lamuriarmo-nos se não fizermos nada para mudar. Temos as nossas armas que são o nosso saber e a nossa criatividade. Agora só nos falta criar coragem, aprender mais coisas, adquirir novas valências.
É um risco mas vale a pena.
Nas fotos acima pode ver-se uma pequena tentativa da minha parte. Este ano mudei modestamente a filosofia do meu stand e a reacção dos colegas e do público tem sido muito agradável. Talvez sirva de inspiração para alguns colegas que acham que a decoração dos stands não tem qualquer importância.
segunda-feira, agosto 13, 2007
ARANHA MESTRA

A ideia é usar um bichinho simpático que gosta de tecer, tal como eu, para provocar um certo choque no público.
Pessoalmente acho que este chapéu ficou um espanto. Já estou preparada para fazer outro parecido para o caso de este ser vendido nos primeiros dias da Feira.
Entretanto sujiro que visitem o meu sítio aqui ao lado no FLIcKR onde poderão ver a colecção completa de chapéus que vou apresentar na FATACIL. Podem tambem apreciar os outros albuns onde mostro algumas das minhas tecelagens, tapeçarias, os workshops e até os meus passeios. Desde já, obrigada pela visita.
segunda-feira, agosto 06, 2007
Para Variar
Mês de Agosto.
Para os Portugueses que não vivem no Algarve este mês apresenta-se como uma das poucas oportunidades de apanharem muito sol, muito calor, muitos banhos de mar mais ou menos quentinho, e muita farra à noite.
Para nós, Algarvios, que vivemos em parte esperando que todos esses portugueses cheguem para com eles fazermos os negócios que nos ajudarão a viver o resto do ano, o mês de Agosto é visto com outros olhos: mesmo com este terrivel calor e um sol de não se poder sair à rua, só pensamos em trabalho e tudo o que ainda nos falta fazer. Praia?- que horror, está cheia de gente! Campo? -Deus me livre que está cá uma brasa! Noitadas? -Tá-se melhor descansando estendido no sofá! Estas são as desculpas dos Algarvios que têm que trabalhar para os turistas em Agosto.
O meu caso não é diferente: No resto do Ano tento trabalhar com regularidade, ora na Formação profissional e aulas particulares, ora produzindo as minhas criações para as apresentar em feiras e exposições. Quando chega o Agosto param as aulas mas as feiras são mais que muitas e por minha vontade ia a (quase) todas. Quando temos um artigo que interessa ao publico o nosso stok nunca é suficiente em Agosto. Ora este ano a coisa complica-se porque o meu stok está muito limitado. Só me inscrevi na FATACIL mas mesmo assim se as minhas clientes engraçarem com os chapéus que lhes preparei fico com o stand vazio em 3 dias(pelas minhas contas). Eu tento fazer muita coisa mas só consigo entrar em stress. O melhor remédio é não pensar muito no assunto e fazer o melhor que se pode; afinal vou ter que aguentar 10 dias de feira num corredor escaldante com um horário impensável; conversar com 200 pessoas por dia, ouvir "lindas musicas" e anuncios radiofónicos em fundo. Mas não faz mal. Gosto de algumas feiras não só para vender os meus produtos, mas também para ter o prazer de sentir o apreço das pessoas que me conhecem (ou ficam a conhecer) e acarinham o meu trabalho ao longo de todo este tempo.
Tudo isto para vos dizer: Se vierem passar o Agosto ao Algarve vão visitar-me na FATACIL porque eu estou à vossa espera para falarmos do que nos apetecer.
Até lá.............................................
Para os Portugueses que não vivem no Algarve este mês apresenta-se como uma das poucas oportunidades de apanharem muito sol, muito calor, muitos banhos de mar mais ou menos quentinho, e muita farra à noite.
Para nós, Algarvios, que vivemos em parte esperando que todos esses portugueses cheguem para com eles fazermos os negócios que nos ajudarão a viver o resto do ano, o mês de Agosto é visto com outros olhos: mesmo com este terrivel calor e um sol de não se poder sair à rua, só pensamos em trabalho e tudo o que ainda nos falta fazer. Praia?- que horror, está cheia de gente! Campo? -Deus me livre que está cá uma brasa! Noitadas? -Tá-se melhor descansando estendido no sofá! Estas são as desculpas dos Algarvios que têm que trabalhar para os turistas em Agosto.
O meu caso não é diferente: No resto do Ano tento trabalhar com regularidade, ora na Formação profissional e aulas particulares, ora produzindo as minhas criações para as apresentar em feiras e exposições. Quando chega o Agosto param as aulas mas as feiras são mais que muitas e por minha vontade ia a (quase) todas. Quando temos um artigo que interessa ao publico o nosso stok nunca é suficiente em Agosto. Ora este ano a coisa complica-se porque o meu stok está muito limitado. Só me inscrevi na FATACIL mas mesmo assim se as minhas clientes engraçarem com os chapéus que lhes preparei fico com o stand vazio em 3 dias(pelas minhas contas). Eu tento fazer muita coisa mas só consigo entrar em stress. O melhor remédio é não pensar muito no assunto e fazer o melhor que se pode; afinal vou ter que aguentar 10 dias de feira num corredor escaldante com um horário impensável; conversar com 200 pessoas por dia, ouvir "lindas musicas" e anuncios radiofónicos em fundo. Mas não faz mal. Gosto de algumas feiras não só para vender os meus produtos, mas também para ter o prazer de sentir o apreço das pessoas que me conhecem (ou ficam a conhecer) e acarinham o meu trabalho ao longo de todo este tempo.
Tudo isto para vos dizer: Se vierem passar o Agosto ao Algarve vão visitar-me na FATACIL porque eu estou à vossa espera para falarmos do que nos apetecer.
Até lá.............................................
sábado, julho 21, 2007
ARTES FOTOGRÁFICAS


Mais tarde irei mostrar fotografias de verdade, todinhas feitas por mim. Lá chegaremos.
terça-feira, julho 17, 2007
FALANDO EM CHAPÉUS....
domingo, julho 08, 2007
domingo, julho 01, 2007
WORKSHOP DE CHAPÉUS DE FELTRO
PRÉMIO NACIONAL DE ARTESANATO

Óh p'ra ele coitadinho tão sózinho na exposição do Prémio Nacional de Artesanato na FIA.
Desta vez não recebi a menção honrosa do costume. Mas não é de ademirar: deviam ver a "linda coisa" que ganhou. Continuo sem compreender como é possível financiar concursos nacionais com juris destes. E se falo não é por mim pois haviam lá trabalhos muitissimo interessantes; É o caso do "Fato de dragão"em feltro da minha mestra Stefanie Köhne ou o teatro de robertos da Kerstin Thomas.
Não me apetece nada voltar a participar.........
segunda-feira, junho 25, 2007
MÔFO


sábado, junho 09, 2007
VAMOS FAZER CHAPÉUS
Desta vez é que é. Cá vamos nós para mais um WORKSHOP: Técnicas de Feltro III - Chapéus
Pelo seu nível de dificuldade, neste workshop serão aceites pessoas que já tenham conhecimentos das técnicas do feltro molhado. Não é para assustar mas para fazer um lindo chapéu temos que trabalhar afincadamente e com alguns cuidados. Se não fosse assim também não tinha graça nenhuma.
Vai ser no dia 7 de Julho durante todo o dia, na Escola de Artes de Lagoa.
Preparem esses musculos e apareçam.
domingo, junho 03, 2007
VEGETALxANIMAL
Juntar frangmentos de trabalhos e experiências em feltro de lã (animal), cose-los sobre uma tecelagem de fio de juta (vegetal)trabalhada em panamá, e temperar com flores secas da primavera nas franjas(vegetal). Já está pendurada na parede mas ainda não está acabada: os elementos restantes irão surjindo a seu tempo...
quinta-feira, maio 24, 2007
A CONQUISTA CONTINUA
Agora chega de falar do trabalho dos outros e toca a trabalhar! Aqui vos mostro a minha CONQUISTADORA na exposição dos Artistas de Lagoa, para a qual tive a honra de ser convidada. (Parece que já entrei para a classe dos artistas). Esta exposição está patente na ESCOLA DE ARTES DE LAGOA até ao dia 13 de Junho. Vão até lá.
domingo, maio 20, 2007
JOANA VASCONCELOS

É A MINHA NOVA HEROÍNA.
Não percam a oportunidade de ver uma exposição sua. Eu fui ver ontem, no Palácio da Galeria em Tavira. Chama-se: "al(mas...)" e é uma bela amostra das suas fases. Podem visitá-la até 3 de Junho.
sábado, maio 12, 2007
sábado, maio 05, 2007
PRAIA....
segunda-feira, abril 30, 2007
sábado, abril 21, 2007
domingo, abril 15, 2007
MANTAS DE TRAPO
Porque não revisitar a tradição? Com um pouco de imaginação podemos recriar as velhas mantas de trapo cuja origem se perde nos tempos e na geografia. São tão bonitas que faz pena colocá-las no chão.
Nestas não usei restos de trapos mas sim panos novos, que cortei em tiras com ajuda da Rita e da Vi (é obra!) e uma teia de algodão tinjido. Depois das côres e dos padrões combinados é só preparar o tear, premir as premedeiras, lançar as lançadeiras e "bater pano".
Depois de ter uma boa variedade de padrões, chega a vez da costura para serem transformadas em originais malas e sacos. Mostrarei o resultado numa próxima postagem
Subscrever:
Mensagens (Atom)